Algumas dificuldades que os brasileiros enfrentam para exportar produto ou serviço

1. Burocracia e Sistema Tributário

As empresas exportadoras reclamam da burocracia e do sistema tributário que pode ser diferente em alguns países. As barreiras tarifárias também são um pouco complexas para quem está iniciando. Existem muitos acordos comerciais serão entre os blocos econômicos ou bilaterais entre países para determinado tipo de produto

2. Logística e transporte

A logística também é um entrave, em especial para aqueles que têm que enfrentar o transporte terrestre até a chegada aos portos. Precisa-se saber qual é o melhor meio de transporte e rota para o produto chegar até o local desejado.

3. Taxa de cambio

Ainda existem muitas flutuações no câmbio, mas a alta do dólar este ano favoreceu quem vende para outros países, pois as operações geralmente são baseadas na moeda americana. O processo de cambio por segurança se efetiva através de uma instituição bancaria, garantindo o recebimento dos valores em modela local dentro da lei.

4. Financiamento exportação

A falta de acesso às linhas de crédito para exportação também impede que muitas empresas comercializem seus produtos para outros países, porém ultimamente esse entrave tem sido minimizado como projetos de fomento à exportação, pois o Brasil tem interesse em manter o superávit da balança comercial. O governo brasileiro incentiva o exportador através de redução de impostos maximizando ainda mais o resultado internacional

5. Adequação do produto para o processo produtivo

Aqueles que ainda não vendem para o exterior, às vezes não sabem que é necessário adaptar o processo produtivo para que isso ocorra de forma contínua.  Tratando-se de exportação abrimos o leque para o aumento significativo na produção e oferta de produto.

6. Falta de informação do mercado potencial

A falta de conhecimento do mercado que pretende exportar também é um dos motivos que impedem as empresas de atuar no comércio estrangeiro. O foco na venda nacional acaba impedindo o empresário de buscar novos horizontes internacionais, por demandar tempo e saber onde e como pesquisar sobre a oferta de seu produto.

7. Adaptação da embalagem

Nem sempre um produto que tem uma embalagem atrativa no Brasil será aceito lá fora. Para isso, é importante estudar possíveis adaptações de acordo com os concorrentes do país, cultura dos consumidores locais e exigências legais de cada região onde for mercado-alvo da empresa.

8. Apoio de especialista

Muitos empresários deixam de exportar porque não possuem apoio para entender o que precisa ser feito para vender seu produto para outros países.

Fonte: SEBRAE depoimento de empresária/Extensão Internacional

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